A ideia para este tema surgiu-me enquanto via, no Teatro do Exército Búlgaro, «Hotel dos Dois Mundos», de Éric-Emmanuel Schmitt, com encenação de Ivan Urumov. Há espetáculos que terminam com o pano: pegas no casaco e meia hora depois já estás a discutir onde vais jantar. E há outros que saem contigo e continuam a andar às voltas na tua cabeça. Este foi exatamente um desses. Algures entre a vida, a morte, a segunda oportunidade e aqueles encontros que mudam a nossa direção, pensei em algo muito humano e muito antigo: porque é que às vezes vemos alguém pela primeira vez e, no entanto, a sensação dentro de nós é completamente diferente — como se aquele encontro já tivesse acontecido.
Sabes do que estou a falar, não sabes? Ainda não sabes quase nada sobre a pessoa, não ouviste a sua história, não sabes como ama, como discute, como se vai embora, se chega atrasada, se ressona, nem se tem aquele maravilhoso hábito de deixar tudo onde o usou pela última vez — e mesmo assim já existe dentro de ti algo muito maior do que uma simples simpatia. É exatamente aquilo a que chamamos tão facilmente amor à primeira vista, só que a mim sempre me intrigou o que é exatamente que conseguimos reconhecer num só olhar, quando a razão ainda não tem material suficiente nem sequer para uma opinião decente.
Com uma pessoa podes conhecer-te durante anos e continuar a sentir que entre vocês há distância, enquanto outra aparece numa terça-feira, tomam um café juntos e na sexta-feira já tens a sensação de que interromperam a vossa conversa há duzentos anos e agora simplesmente a retomam a partir dali. A sua voz é-te próxima, a maneira como ri é-te familiar, sentes quando vai ficar em silêncio e é como se soubesses de antemão que assunto lhe vai tocar. Não consegues dizer de onde vem esta sensação, não têm uma memória comum, uma fotografia, uma data ou testemunhas. E mesmo assim, dentro de ti há uma coisa muito clara: não me lembro, mas sei.
Para mim, precisamente esta diferença entre «lembro-me» e «sei» é uma das portas mais interessantes para o tema das vidas passadas. Ao longo dos séculos, as pessoas procuraram diferentes explicações para experiências assim. Algumas tradições falam de reencarnação, outras de karma, outras ainda de uma alma que continua o seu caminho e guarda rastos de escolhas, relações e vivências anteriores. As formas são diferentes, mas a pergunta é surpreendentemente constante: se em nós existe algo que já viveu antes, o que é exatamente que passa adiante?
Talvez a memória chegue sem princípio, sem fim, sem ano nem morada, simplesmente como um sentimento. O medo. A atração. A confiança inexplicável. A sensação de que um certo lugar nos é próximo. Um talento para o qual vamos com facilidade. Ou uma pessoa que vemos e de quem, antes mesmo de a conhecermos, já sabemos que a sua presença vai ter importância.
Existe, claro, outro tipo de reconhecimento, bastante menos romântico. Conheces alguém: é simpático, sorridente, encantador, toda a gente à tua volta gosta dele, e o teu sentir interior já escreveu três páginas de objeções. Ainda nem sequer fixaste o apelido dele, mas dentro de ti há uma certeza categórica: «Este eu conheço.» É precisamente isso que me faz pensar que reconhecer nem sempre é amor. Às vezes uma pessoa desperta confiança, outra desconfiança, uma terceira o desejo de a proteger, uma quarta uma culpa que não tem lógica nenhuma face à situação real, e uma quinta leva-nos logo a começar a provar alguma coisa.
E então surge a pergunta muito mais interessante: estou a reconhecer a pessoa ou estou a reconhecer o sentimento que ela desperta em mim?
É precisamente aí que, para mim, começa o tema do karma. Um gabinete de contabilidade celestial que guarda os nossos processos de séculos passados e espera o momento certo para nos enviar a fatura parece-me pouco convincente. Eu vejo o karma mais como uma história que muda de pessoas, de lugar e de tempo, mas conserva algo do seu padrão. Podemos conhecer parceiros diferentes, mudar de cidade, de trabalho, até de todo o nosso modo de vida, e a certa altura apanhamo-nos a esperar outra vez, a salvar outra vez, a provar outra vez ou a temer outra vez que alguém se vá embora.
É exatamente nessa altura que eu entraria em «O Karma» no Jogo da Alma e faria uma pergunta que, para mim, é muito mais forte do que «Estivemos juntos numa vida passada?»: «O que é que repito com esta pessoa e porque é que precisamente este papel me é tão familiar?» Porque às vezes o reconhecimento mais importante é aquilo em que nós próprios nos tornamos ao lado do outro.
Se a história for de amor, seguiria naturalmente também para «Compatibilidade», porque, seja o que for que tenha existido um dia, duas pessoas continuam a ter de se encontrar nesta vida, com os seus feitios, os seus hábitos, os seus medos, a maneira como amam, falam, se calam e se afastam. O passado pode dar sentido a um fio, mas as relações vivem-se no presente.
Imagina, por exemplo, uma mulher que conhece um homem e desde o início tudo corre maravilhosamente. Ele é atencioso, procura-a, interessa-se por ela, não há nenhuma razão visível para esperar um mau fim e, no entanto, dentro dela já começou o medo de o perder. A separação ainda não existe, mas é como se ela estivesse à espera dela. E então a pergunta torna-se muito mais profunda: este medo vem da relação atual, de um amor anterior, da infância, de uma história de família ou de algo de que a pessoa já não se lembra como acontecimento, mas que continua a carregar como sentimento?
É precisamente por isso que, para mim, a expressão «amor cármico» significa muito pouco por si só enquanto não formos mais longe. Uma ligação forte não significa necessariamente que duas pessoas tenham de ficar juntas. Às vezes um encontro chega para continuar um amor, outras vezes para nos devolver a uma parte de nós que tínhamos esquecido, e outras ainda para nos pôr diante de uma escolha que continuamos a adiar. Também há encontros que chegam para que fechemos uma história que caminhou connosco tempo demais. Se tiver de ser totalmente sincera, isto interessa-me muito mais do que o bonito «estamos destinados um ao outro».
O reconhecimento, porém, está longe de ser só uma questão de amor. Há amizades que começam quase sem período de conhecimento. Conheces alguém relativamente tarde na vida e, depois de algumas conversas, perguntas-te porque é que a vida demorou tanto a apresentar-vos. Não precisas de te explicar desde o início, não pesas cada palavra e não te perguntas se vais ser compreendido ou compreendida. Há simplesmente uma proximidade que chega muito mais depressa do que devia, tendo em conta o tempo que se conhecem.
Há também pessoas que ficam muito pouco tempo na nossa vida, mas cuja influência se revela enorme. Conheces alguém num comboio, num evento, numa sala de espera ou completamente por acaso, falam durante uma hora e nunca mais se veem, e uma única frase dessa pessoa fica contigo durante anos. São precisamente encontros como estes que me fazem perguntar quanto tempo tem de durar uma ligação para ser importante. Talvez algumas pessoas venham para ficar, e outras apenas por uma porta que precisamos de abrir.
O mesmo sentimento pode existir na família. Às vezes uma mãe protege o filho já adulto com uma preocupação que parece muito maior do que as circunstâncias reais, enquanto o filho sente culpa sempre que escolhe a sua própria vida. Numa história assim, eu abriria também «A Linhagem», porque aquilo que sentimos como muito pessoal pode ter um fio também nas gerações antes de nós. Um medo pode ser transmitido, um papel também, e certos enredos familiares são surpreendentemente teimosos na escolha de novos protagonistas.
Então perguntaria: «Isto começou entre nós, ou alguém antes de nós já viveu este mesmo sentimento?» E é exatamente isto que me agrada no esoterismo quando o usamos com bom senso: pode ajudar-nos a ver várias camadas ao mesmo tempo sem nos dar um veredicto definitivo — um padrão pessoal, uma história de família e aquela sensação difícil de explicar de que algo é muito mais antigo do que a situação presente.
Eu própria fiz uma regressão, e talvez seja precisamente por isso que o tema das vidas passadas nunca foi para mim apenas a pergunta curiosa «Quem fui eu?». Claro que, quando vives uma coisa assim, queres pormenores: onde estás, que aspeto tens, quem está à tua volta, quem amas, o que está a acontecer. A curiosidade é curiosidade, e se alguém se visse noutra época e reagisse com um «Pronto, isto não me interessa por aí além», eu pessoalmente teria algumas dúvidas sobre a sua natureza humana.
Para mim, no entanto, o mais valioso vem depois, quando regressas à tua vida atual e começas a perguntar: «O que é que, do que vi, reconheço agora?» Existe um medo que sempre carreguei sem conseguir apontar onde começou? Existe uma pessoa em relação à qual a minha reação de repente ganha mais sentido? Existe uma escolha que volto a fazer uma e outra vez? Existe uma promessa que pareço cumprir sem nunca a ter feito conscientemente? Existe uma capacidade que me pareceu familiar desde o início?
Se a regressão traz de volta uma memória literal, um relato simbólico do inconsciente ou uma mistura de imagens, sentimentos e associações, não o consigo provar e, para ser sincera, não é isso o que mais me importa. Se uma história me ajuda a perceber porque é que estou sempre a salvar alguém, porque espero, porque escolho um certo tipo de relações ou porque um certo medo regressa à minha vida, então já me deu alguma coisa. Se a única coisa que descubro é que no século XVII vivi numa casa lindíssima, também é agradável, sobretudo se a atual precisar de obras, mas eu pessoalmente iria um pouco mais fundo.
Porque o reconhecimento também pode chegar através de um lugar. Vais a uma cidade pela primeira vez e, em vez do habitual «Que bonito», sobe dentro de ti um «Finalmente» muito mais profundo. Não conheces as ruas, nunca lá viveste, não tens nenhuma memória concreta e, mesmo assim, aquele lugar é-te próximo. Para outra pessoa pode ser uma língua, uma música, uma cultura ou uma época histórica. Alguém, já em criança, sente-se atraído por um país com o qual a sua família não tem qualquer ligação; outro ouve uma língua que não entende e mesmo assim sente uma proximidade especial; e um terceiro começa a pintar, a tocar ou a trabalhar com as mãos e tem a sensação de estar a lembrar-se, mais do que a começar do zero.
É exatamente aí que regressa aquele «não me lembro, mas sei». E se eu procurasse uma vida passada ligada à atual, seguiria precisamente esse fio: a vida que ainda tem continuação na minha vida de hoje — na pessoa que encontro, no amor que repito, no medo que não compreendo, no lugar que me atrai, no talento que sinto como meu ou na decisão diante da qual volto a estar. As versões mais espetaculares, em que fui sem falta rainha, curandeira, guerreira ou pelo menos alguém com um guarda-roupa decente, podem esperar tranquilamente.
E então surge mais uma pergunta, que me interessa muito mais do que a simples curiosidade sobre quem eu fui: se uma história regressa de verdade, porque regressa precisamente agora? Para repetirmos o mesmo? Para terminarmos alguma coisa? Para fazermos uma escolha diferente? Para compreendermos aquilo que antes não conseguimos compreender? Precisamente esta ideia está presente em muitas visões esotéricas do karma — como um novo encontro com um tema que ainda tem algo para nos dar.
Se a pessoa já ficou no passado, mas a história continua na tua cabeça, então eu abriria «Deixar ir» e faria uma pergunta que, na minha opinião, é muito mais forte do que «Como é que o esqueço?»: «O que é que ainda estou à espera de receber desta história?» Talvez esteja à espera de que a pessoa volte, que me escolha, que peça desculpa, que perceba o que perdeu, que tenhamos a conversa que nunca aconteceu, ou simplesmente de ter o final que tinha imaginado.
É precisamente por isso que gosto do Jogo da Alma tal como é: começas com uma pergunta e ela, aos poucos, leva-te à seguinte. Entras pelo amor e chegas a «O Karma», depois vês um fio de família em «A Linhagem», verificas o que são um para o outro agora em «Compatibilidade», ou descobres em «Deixar ir» que a relação terminou por fora, mas continua ainda dentro de ti. E então percebes que a pergunta «Porque é que conheci esta pessoa?» às vezes é só o começo.
Depois deste artigo quero fazer-vos uma pergunta mais interessante do que saber se acreditam em vidas passadas, porque a essa responde-se com um simples «sim» ou «não» e a conversa acaba ali. A minha pergunta é outra: existe uma pessoa, um lugar, um medo, um talento ou um sentimento que nunca conseguiram explicar até ao fim, mas que interiormente sentem como familiar?
Daí partirá o teste «O que reconheceu a tua alma?», e se a vossa escolha vos levar até uma pessoa concreta, a seguir continuaremos com a tiragem de tarô «Já nos conhecemos antes». Aí vamos procurar a história simbólica entre duas pessoas — o que fomos um para o outro, como nos conhecemos, o que nos ligava, que acontecimento mudou a nossa relação, como nos separámos, o que ficou por terminar e porque é que esta ligação volta a aparecer agora na nossa vida.
E no fim fica-me uma pergunta muito mais importante do que descobrir quem foi quem há alguns séculos. Se de facto já nos conhecemos antes, se uma velha história encontrou o caminho de volta até nós, então compreender o que foi é apenas o primeiro passo. O mais interessante é compreender porque é que voltou e o que vamos fazer com isso desta vez.
Não existe um sinal seguro, por isso o melhor fio a seguir é a tua própria sensação: uma familiaridade que chega antes de se conhecerem de verdade e o sentimento que a pessoa desperta em ti — confiança, medo, culpa, ternura ou a necessidade de provar alguma coisa. A pergunta mais útil é o que reconheces em ti ao lado desta pessoa e o que se repete na tua vida com ela.
É assim que chamamos a uma ligação forte em que duas pessoas se encontram com um tema mais antigo do que a própria relação. Às vezes o encontro chega para continuar um amor, outras para terminar uma história, pôr-nos diante de uma escolha diferente ou fechar algo que caminhou muito tempo connosco. A força da ligação mostra que o tema é importante; se os dois ficam juntos, decidem eles, nesta vida.
Imagens, sentimentos e histórias que podem ser uma memória literal, um relato simbólico do inconsciente ou uma mistura dos dois. O mais valioso vem depois da sessão, quando aquilo que viste se liga à tua vida atual: um medo, uma escolha repetida, uma pessoa ou uma capacidade que de repente ganham sentido.
Algumas pessoas sentem um tranquilo «finalmente» em relação a uma cidade, uma língua, uma música ou uma época, sem nenhuma memória que o possa explicar. Nas tradições esotéricas isto é associado a rastos de vidas anteriores, e para a própria pessoa muitas vezes mostra para onde a sua alma é atraída hoje.
Teste: o que reconheceu a tua alma nesta pessoa?Alguém te parece estranhamente familiar desde o primeiro encontro? Escolhe uma imagem: amor antigo, promessa, dívida ou espelho.
Que karma está ativo na tua vida?Três palavras de uma grelha de letras e três números de 1 a 78 para o Tarot. Descobre que história se repete: amor, família, dinheiro ou silêncio.
Tiragem de tarot «O velho eco»: o que do passado age hojeQuatro variantes de sete posições: amor, valor, segurança e o que ficou por dizer. De onde vem o velho eco e o que pode mudar.
Teste: que velho eco se faz ouvir na tua vida?Mensagem por ler, porta fechada, cadeira vazia, espelho, documento ou mesa após uma discussão. Escolhe uma imagem e descobre o teu velho eco.